sábado, 19 de março de 2011

Xiii, esqueci!

Oii Se essa frase é sua, então confira dicas de quem manja de boa memória para guardar as informações que você aprende todo dia




Cada uma de nós tem mais facilidade para aprender de um jeito: algumas precisam escrever para guardar a informação, enquanto para outras, basta apenas ler algumas vezes o conteúdo em voz alta. E há, ainda, aquelas que preferem espalhar desenhos pelo quarto, pois guardam mais as imagens do que as palavras. Por isso mesmo, não há receita que funcione para todas as garotas na hora de memorizar. Mas existem estratégias que podem ajudar, principalmente com aquela matéria que você considera mais difícil. O segredo, para descobrir o que vai funcionar no seu caso, é testar as várias formas de estudar até perceber com qual delas aprende mais. Preparada? Con ra as dicas de alguns especialistas em memória, para usar em sala, antes e durante as provas.
Na sala de aula
PRESTE atenção. De verdade

O primeiro passo para guardar uma informação é entendêla direitinho. E isso exige concentração. Daí, se você quer aprender matemática, não dá para ficar pensando em como queria namorar o Justin Bieber, ou coisas do tipo, enquanto o professor fala. Tente acompanhar o raciocínio que ele está fazendo e, se a tarefa for difícil demais, levante a mão e pergunte.
ANOTE do seu jeito
Para facilitar seus estudos em casa, além de copiar o que o professor passou, anote também as coisas que ele disse na hora da explicação. É que, nesse momento, ele normalmente fala de um jeito bem fácil de entender. E tem mais: se achar que funciona pra você, faça esquemas com flechinhas e desenhos ao lado do texto. Vale tudo para tornar a matéria mais simples.
LEIA o caderno em casa

Você chega da escola doida para descansar e tirar umas horinhas de lazer com as amigas? Então, faça isso. Mas reserve também alguns minutinhos antes de terminar o dia para dar uma olhada, nem que seja rápida, no caderno. Assim, você não esquece mais o que aprendeu na aula, pois estará reforçando aquela mensagem, dando uma mãozinha à memória.

Antes da prova
PLANEJE seus estudos Pensa: vai ser dificílimo fazer a sua memória guardar, de um dia para o outro, o que você aprendeu em dois ou três meses, certo? Agora, se puder estudar um pouco por vez, vai memorizar muito mais. E uma boa técnica para isso é dividir o caderno em partes. Por exemplo, se você ainda tem dez dias, divida os textos do caderno em dez partes, como se fossem capítulos. Daí, a cada dia, marque o ponto em que vai começar e até onde precisa chegar. No dia seguinte, continue da parte em que parou.

DESLIGUE o computador, a TV e o rádio Tudo bem que você não quer perder seu programa favorito e nem a oportunidade de bater papo com as suas amigas no MSN. Mas se você se organizar, vai ver como dá tempo de curtir e também de cumprir com os seus compromissos. Basta focar em uma coisa de cada vez. Outra coisa: procure o lugar mais calmo e silencioso da casa para estudar. Isso porque mesmo a "conversaiada" da família poderá ser o suficiente para desviar sua atenção dos estudos o tempo todo.
FAÇA pequenas pausas Os especialistas garantem que, se a gente passar mais de 50 minutos estudando, direto, a concentração vai embora. Então, é legal fazer umas paradinhas, de pelo menos cinco minutos, a cada meia hora. Aproveite o momento para comer alguma coisa, brincar com o seu bichinho de estimação ou para fazer qualquer outra atividade que, para você, seja extremamente relaxante. Aí, poderá voltar cheia de energia para os livros, aproveitando muito melhor os estudos.
CONTE uma história a você mesma Também vale criar uma imagem bem curiosa na cabeça, se você achar que tem facilidade de memorizar assim. Tipo: você precisa saber que a molécula da água contém dois átomos de oxigênio e um de hidrogênio. Então, imagina uma história em que aparecem dois irmãos gêmeos chamados oxigênio e o melhor amigo deles, o hidrogênio. Os três resolvem ir a uma festa, mas, quando se juntam, desaparecem e o que surge no lugar deles é uma chuva muito forte. Parece absurdo? Tente criar outras histórias a partir de fatos que precisa guardar e vai ver como funciona!
FAÇA música Que tal colocar uma nova letra numa música que você curte muito, para lembrar o que precisa? Também vale inventar uma rima. Aí você grava e fica ouvindo no dia a dia, até decorar.
RESUMA. E, depois, escreva o resumo do resumo Se você é do tipo que precisa escrever para fixar, um bom exercício é resumir o conteúdo das aulas, destacando apenas os pontos principais. Depois, você pode tentar fazer o resumo do resumo, encontrando, no texto que já conhece, o que é realmente mais importante.
APRENDA a técnica do chiclete Deixe o que você precisa aprender à sua vista, o tempo todo! Um exemplo: você escreve aquela fórmula de química complexa até em pedaços de papel pink, bem chamativos. Depois, espalha esses lembretes pela casa: no espelho do banheiro, na porta do guardaroupa, no seu mural de fotos, na geladeira e por aí vai. Então, de tanto olhar pra ela, vai acabar memorizando, sem nem se dar conta disso.
Aff, deu branco!


PRA COMEÇAR, NÃO SE DESESPERE. O nervosismo só vai atrapalhar ainda mais
 o seu raciocínio. Melhor que isso é 
tentar respirar profundamente e o mais devagar que puder,
por pelo menos três vezes. Depois, concentre-se na questão que precisa responder
 e tente esquecer as suas amigas que já estão lá fora ou os planos da turma para 
depois da aula. Leia o enunciado quantas vezes forem necessárias e, a partir daí,
 comece a fazer suas anotações a lápis. Assim, mesmo que não saiba de pronto o que 
responder,
 vá marcando na folha o que está conseguindo recuperar 
naquele momento e que tem a ver com o conteúdo da prova. Pode ser que assim
 você ajude a sua mente a puxar da memória as informações que estão guardadas lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário