domingo, 17 de julho de 2011

Caspa!

Hoooy vou falar de argh! Caspa!





Perguntas:

O que é caspa?
O que é conhecido como caspa, aquele pó branco que cai sobre os ombros, é a manifestação visível de problemas no couro cabeludo. A caspa pode ser seca ou oleosa, sendo que a oleosa é conhecida como seborréia. A dermatite seborréica não é contagiosa e geralmente é considerada a forma mais grave de caspa, sendo uma afecção nas partes do corpo onde há maior produção de óleo por glândulas sebáceas.
Quais são as causas da caspa?
Há várias causas para a caspa. Um dos motivos para o aparecimento de caspa pode ser o mau funcionamento das glândulas sebáceas. A caspa também pode aparecer como conseqüência de outras doenças como o Mal de Parkinson. A proliferação do fungo pityrosporum ovale, que vive no couro cabeludo, é outra causa possível para a caspa.
 O estresse e alimentação desequilibrada também são fatores que aumentam a probabilidade de desenvolvimento de caspa.

Como prevenir e combater a caspa?
Já que há várias causas é difícil prevenir desenvolvimento da caspa, porém ter uma dieta equilibrada (com gorduras saudáveis presentes nas frutas e vegetais), evitar o estresse excessivo e praticar exercícios físicos poderia diminuir as probabilidades de seu aparecimento. Outra dica é enxaguar muito bem o cabelo após as lavagens. 
Basicamente os tratamentos anti-caspa utilizam xampus anti-seborréia. Em casos de inflamação mais grave, é necessário um tratamento mais potente sob a orientação médica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário